sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Clichês

Rio e Pittsburgh, por incrível que pareça, tem muito em comum. Primeiro: são cidades cuja beleza natural salta aos olhos. Parques, árvores, flores e montanhas estão por todo lugar que a vista alcança. Segundo: ambas são reféns de seus próprios clichês.

No Rio, são as bundas de Ipanema, as mulatas, a terra do sexo fácil e do futebol. E cadê a economia fluminense, minha gente?!?! Cadê a sede da Vale do Rio Doce e da Petrobras, duas das maiores companhias verde-e-amarelas?!?!

Em Pittsburgh, é a indústria do aço e a imagem de poluição e dias cinzentos. Essa, no entanto, é uma realidade distante a anos luz da atual. A cidade vive hoje da alta tecnologia (como robótica), da indústria de saúde (aqui estão alguns dos melhores hospitais dos EUA) e da educação (a cidade é sede de grandes universidades, que são algumas das maiores empregadoras da região). Aqui está a sede de sete das 500 maiores empresas americanas - o que coloca Pittsburgh como a sexta maior do país em concentração de grandes corporações.

Mas, é difícil superar os clichês a primeira vista. Por isso, essas são também terras de contrastes, em que os clichês batem de frente com a realidade de fato. E essa, só conhece quem tem a chance de viver o dia-a-dia dessas duas cidades.

Nenhum comentário: