sexta-feira, 23 de novembro de 2007

White Thanksgiving, Black Friday

Dizem por aqui que a primeira neve coincide com o Dia de Ação de Graças. E, sem fugir à tradição, tivemos ontem o primeiro grande dia com neve. Fomos à casa de um amigo comemorar o Thanksgiving - com direito ao pacote completo: peru, purê de batatas, "farofa americana" e torta de abóbora - e ,quando nos preparávamos para sair, vimos o teto dos carros coberto por uma fina camada de neve... Bacana.

Hoje de manhã, dei uma espiada do lado de fora da janela e lá estava ela: mais neve! A temperatura chegou hoje a -3 celsius. Dizem que em Pittsburgh faz tanto frio que dá para enfrentar dias com - 20 celsius. Aliás, santa invenção, o aquecedor! Graças ao bom Deus pela alma caridosa que o criou (porque já está frio para diabo para essa carioca aqui!!!). Amém!!!

E, depois de um White Thanksgiving, nada como uma Black Friday. É assim que chamam o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando as lojas fazem uma mega queima de estoque, após ficarem fechadas na véspera. Coisa de profissional: é a maior liquidação do ano, superando mesmo a que vem depois do Natal. Tudo com até 70% de desconto. As portas de algumas das grandes redes - tipo Macy's, JC Penney, Sears - abriram às 3 da matina de hoje!! Isso mesmo, você entendeu direito: às três, quatro da manhã, já tinha loja funcionando. E o povo não perde por nada essa ode ao consumo. O noticiário local mostrou que tinha gente que havia acampado do lado de fora do Wal-Mart às três da tarde do Dia de Ação de Graças!!!! Tudo para não perder as ofertas.

O negócio é sério. As estimativas são de que os americanos gastem a bagatela de $ 44 bilhões apenas hoje. Para se ter uma idéia, isso representa 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB - conjunto das riquezas do país) estimado para 2007, de R$ 2,538 trilhões.

Nenhum comentário: