domingo, 14 de dezembro de 2008

Espaguete!

Como carioca que sou, pode parecer esquisito, mas adoro o inverno, o friozinho e a neve nessa época do ano. É uma mudança bem-vinda após o festival de cores do outono e deixa a gente com uma expectativa deliciosa em relação à primavera e às milhares de tulipas que vão pipocar pelos jardins da cidade daqui a quatro meses.

Mas, também adoro essa época porque é quando a gente começa a achar uma maravilha chamada Spaguetti Squash no supermercado. O squash é um parente da abóbora que você encontra por aqui no outono e no inverno. Mas, o Spaguetti Squash é um tipo interessante porque, ao contrário do squash tradicional, depois de assado (é possível cozinhar também no microondas, numa vasilha com água) desfia em tirinhas bem finas, lembrando um espaguete, daí o nome.

É sensacional, a textura é fantástica (tem um certo crunch, crunch, como dizem), o gosto é maravilhoso - caindo para o adocicado, então a gente tem que corrigir um pouco com sal e pimenta - e, o melhor: quase não é calórico (80 calorias por squash, mais ou menos) e é facílimo de fazer. A Anna sempre foi fã de squash tradicional e agora somos todos viciados em Spaguetti Squash, que não falta nunca na nossa geladeira.

Ah, já ia esquecendo: além de bom e bonito, o squash é barato - coisa de $ 3. Ou seja, prato perfeito para tempos de crise como o atual.

Aqui em casa a gente trata o Spaguetti Squash como espaguete mesmo e, em geral, o servimos com carne moída, um squash à bolonhesa - reinventando à perfeição (mas com muito menos calorias) o prato preferido da infância.

Se você quiser arriscar, funciona assim:

1. Parta o squash ao meio com uma faca de churrasco. A casca é bastante dura e pode ser que você tenha que tentar duas ou três vezes antes de conseguir cortá-lo


2. Tire todas as sementes e também a parte mais escura do interior do squash - me disseram que se não retirarmos, fica azedo. Preferi não arriscar. Coloque então o squash numa travessa e leve ao forno por mais ou menos 45 minutos, a uma temperatura de 350 graus



3. Retire o squash do forno e, usando um garfo, comece a retirar o miolo. A quantidade deve ser suficiente para encher a travessa. Tempere com sal e pimenta.



4. Se desejar, refogue o squash com cebola e alho. Uma alternativa é usar um bom molho de tomate, desses que já vêm com cebola e ervas. Eu, normalmente, tempero apenas com sal e pimenta, já que a carne moída já é bem temperada.

5. Acrescente carne moída e voilá! Aí está seu Spaguetti Squash.

Um comentário:

Gus disse...

Oi! Você podia dar crédito ao Júlio, já que foi ele quem fez...

heheheeh ;)