domingo, 14 de dezembro de 2008

Temporada de caça

Tenho que admitir: ainda me choca o fato de as pessoas poderem comprar e ter armas de fogo em casa aqui nos EUA. Esse é um direito de todo cidadão americano, garantido pela segunda emenda à constituição do país, de 1791.

Na Pennsylvania, nem é preciso ter uma autorização do estado para comprar armas de cano curto ou longo. Também não é necessário fazer registro delas. Para mim, parece Terra de Marlboro, como a gente diz no Brasil. Mas, é coisa bem normal por aqui.


Para quem, como eu, já viu um cervo morto no porta-malas de um carro durante um engarrafamento, é difícil encarar tudo isso com naturalidade. Mais que tudo, me choca ainda o fato de termos uma temporada de caça aqui na Pennsylvania. Neste domingo, por exemplo, terminou o período de caça aos cervos, que durou duas semanas. Estima-se que 900 mil pessoas - entre elas, crianças a partir de 12 anos (como a menininha da foto abaixo) - tenham participado da chamada Buck Season. A Pennsylvania é a região que mais atrai caçadores de cervos no país. No ano passado, eles mataram 323.070 animais e, no ano anterior, 361.560. Tudo dentro da lei.

É preciso fazer um curso de dez horas sobre segurança no uso de armas para poder caçar. E também é necessário ser caçador registrado para participar da Buck Season. Muitos doam a carne dos animais para os Food Banks, que atendem à população pobre e outros pagam cerca de $ 70 para terem os cervos transformados em linguiças, filés, etc.

A caça é a resposta para o crescimento acelerado da população de cervos da região. Para alguns, eles são considerados inimigos número um da Pennsylvania. Não é raro nessa época a gente ver no noticiário local acidentes em que cervos fora de controle invadem as estradas, causando acidentes fatais.

Ok, eu entendo tudo isso. Mas há alternativas. Alguns estados, por exemplo, usam há mais de duas décadas um contraceptivo chamado PZP (Porcine Zona Pellucida) para controlar o número de cervos. Ja começaram a falar do assunto timidamente por aqui. Os cervos são identificados e recebem a vacina, que é eficaz por dois anos. Depois desse período, recebem uma nova dose, desta vez aplicada por uma daquelas armas que atiram dardos, o que pode ser feito a uma distância de quase 30 metros. É assim que fazem na África do Sul, com animais como elefantes, por exemplo.

Nenhum comentário: