sábado, 25 de abril de 2009

Prestes a completar cem dias no cargo, presidente Obama mantém altos níveis de aprovação

Prestes a completar 100 dias como presidente dos Estados Unidos (na próxima quarta-feira), o presidente Barack Obama continua tendo robustos e consistentes níveis de aprovação pelos americanos. Pesquisa publicada hoje pelo jornal USA Today (líder em circulação nos EUA, com mais de dois milhões de exemplares diários) e pelo Instituto Gallup mostra que 33% acreditam que Obama é um bom presidente e 23% o consideram excelente.

Para 34%, ele está se saindo bem nas decisões sobre a economia americana e a crise financeira. 14% avaliam que ele é excelente neste quesito. Em relação à segurança nacional, um item sempre espinhoso, 38% disseram que Obama vai bem e outros 15% acreditam que seu desempenho tem sido excelente.

Foram entrevistadas 1051 pessoas e a pesquisa tem uma margem de erro em torno de três pontos percentuais. Os resultados completos da enquete estão na imagem que abre o post. Basta clicar para ampliá-la.

Em tempo: se o presidente Barack Obama vai bem, é preciso dizer que a primeira-dama, Michelle, vai ainda melhor aos olhos do público. O mesmo USA Today/Gallup verificou que 79% dos americanos aprovam a atuação da senhora Obama na Casa Branca. Apenas 8% torcem o nariz.

Nenhum comentário: