quarta-feira, 15 de abril de 2009

Flu (gripe) no olho dos outros é refresco

Após um mês fora do radar, estou de volta! E prometendo tomar a vacina da flu (influenza) sem falta no inverno do ano que vem.

Embora este ano a flu season (algo como temporada da gripe em bom português) não tenha registrado número recorde de doentes como foi o caso no ano passado, com 639 infectados pelo vírus e mais de 1.500 suspeitos de terem contraído a doença, ainda assim essa temporada foi um duro baque na região.

Até hoje, o Condado de Allegheny - que inclui a cidade de Pittsburgh, além de Duquesne, McKeesport e Clairton - contabiliza 193 casos confirmados de influenza e centenas de suspeitas da doença. Com a chegada da primavera, há pouco mais de três semanas, o número de novas pessoas infectadas pelo vírus influenza vem caindo drasticamente. Ainda bem.

A flu se parece muito com um refriado comum no início - pelo menos, foi assim comigo - mas evolui rapidamente para um quadro de febre, vômito, dor-de-cabeça, faringite, dores musculares, fraqueza e acessos de tosse. Não é mole não.

Pior: este ano, a flu está demorando muito para passar, mesmo com a ajuda de poderosos antibióticos. Segundo a enfermeira que me atendeu da última vez, foi a pior flu season (em tempo em que as pessoas ficaram doentes) em dez anos. Após passar a maior parte do último mês de cama, com todos os sintomas, não tenho como duvidar. De acordo com ela, as pessoas estão ficando, em média, umas três, quatro semanas doentes.

E, a coisa é grave. A influenza pode matar. Lembro que, no início do mês, um homem de 25 anos morreu aqui no Condado de Allegheny devido a problemas respiratórios decorrentes da infecção. O governo americano estima que 36 mil pessoas morram todo ano em função de complicações relacionadas ao vírus da influenza. Ano que vem, não perco a vacina de jeito algum!!!

Em tempo: descobri, durante a minha temporada de cama, que o Google criou uma ferramenta para mapear os casos de influenza nos Estados Unidos, o Flu Trends. Para conferir, basta clicar aqui.

Nenhum comentário: