quinta-feira, 28 de maio de 2009

Casa Branca: Pittsburgh sediará próxima reunião do G-20, nos dias 24 e 25 de setembro

Após semanas de jejum do blog - culpa da mudança (a quarta de país em dois anos; ufa!) - deixei as malas por fazer por alguns minutos para dar uma rápida atualizada no site.

Mas chega de conversa mole e vamos ao que interessa. A Casa Branca anunciou hoje à tarde que Pittsburgh irá sediar a próxima reunião do G-20 (que reúne as nações mais ricas do mundo), nos dias 24 e 25 de setembro.

Segundo Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, a cidade foi escolhida por ter conseguido dar a volta por cima após sua economia sofrer um duro baque com a derrocada da indústria do aço, na década de 80. Hoje, educação (Pittsburgh tem 9 universidades e atrai estudantes de todo o mundo) e saúde (aqui está a rede de hospitais UPMC, uma das maiores e melhores do país) movimentam a economia local. No entanto, a cidade continua vinculada, no imaginário popular, aos céus cinzentos e rios poluídos da época do aço.

"Pittsburgh demonstrou um compromisso com o uso de novas tecnologias verdes para a recuperação e o desenvolvimento de sua economia. O encontro será sediado no Centro de Convenções David L. Lawrence, no Centro da cidade, um exemplo desse tipo de compromisso", diz o comunicado da Casa Branca.

O centro de convenções David L. Lawrence é o maior do mundo com a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Sustentável) do Conselho Americano de Contruções Verdes (USGBC, na sigla em inglês), um selo de qualidade que indica edificações sustentáveis.

Durante o econtro do G-20, o presidente Barack Obama discutirá que passos devem ser tomados para que o mundo possa se recuperar da crise financeira e econômica global. Fazem parte do G-20 África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Européia.

O último encontro do G-20 aconteceu em abril, em Londres.

Nenhum comentário: