sexta-feira, 1 de maio de 2009

A mesma gripe suína, mas com efeitos colaterais bem diferentes nos EUA e no Brasil

Na última semana, os primeiros cem dias do presidente Barack Obama na Casa Branca dividiram o noticiário com o aumento dos casos de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe A H1N1, também conhecida como gripe suína. Ontem, fora confirmados 114 casos nos EUA, em 12 diferentes estados. Um dia antes, quarta-feira, eram 91 casos em dez estados americanos. Várias outras regiões do país - Pennsylvania incluído - têm suspeitas de contaminação. Até agora, no entanto, os resultados foram negativos.

A cobertura da mídia americana, assim como em todo mundo, tem sido extensa. No entanto, conversando com amigos no Brasil, não pude deixar de notar um tom bem mais alarmista do que o que tenho visto aqui nos EUA. Não que os americanos não estejam preocupados com o A H1N1. Pelo contrário: estão, e muito. Mas, parece que o clima de pânico é maior em solo brasileiro.

Minha mãe ontem estava falando que viu na TV brasileira que um segurança do presidente Obama pode ter sido infectado com o A H1N1. Uma rápida vasculhada na internet e a gente percebe que o diabo, como dizem, está nos detalhes. No Globo Online tem uma matéria (imagem ao lado) com o título Segurança de Obama pode ter contraído gripe suína durante viagem do presidente ao México. Na matéria, a gente tem a impresão de que o funcionário trabalha diretamente com Obama.

Já no New York Times, a matéria (ao lado, a imagem da página) esclarece que o homem trabalha, na verdade, para Steven Chu, secretário de Energia do governo americano, de acordo com o assessor de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs. Além disso, no texto, descobrimos que o doente nunca voou no avião presidencial, o Air Force One, e também nunca esteve perto de Obama. O NYT também esclarece, no título, que o homem já se recuperou. Ora, essas são informações vitais que anulam o tom de alarme da primeira matéria.

Acho que a cobertura de casos como o da gripe A H1N1 deve ser feita sempre com muito, muito cuidado para informar o avanço da doença, mas sem criar pânico desnecessário na população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pat!
Gostei mto do seu blog! Vou acompanhá-lo sempre e já o adicionei no meu blog.
Saudades Querida!
Bjocasss