sábado, 2 de maio de 2009

Gripe suína aqui e lá. Nos EUA, poder da doença é limitado, mas Brasil ignora a notícia

Ainda sobre o vírus da gripe A H1N1. A cobertura da imprensa brasileira e americana parece continuar fora de compasso. Acabo de ler no Wall Street Journal e no New York Times que embora a doença esteja se espalhando rapidamente e possa causar uma pandemia global, existem hoje sinais de que o vírus é menos potente do que se imaginava a princípio, segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA. A notícia está na primeira página das versões online dos jornais americanos.

Matéria do NYT mostra que, dos 908 suspeitos de terem sido infectados pelo A H1N1, apenas 397 tinham o vírus de fato, segundo informações do governo mexicano. Destes, 16 morreram. Claro, a coisa ainda é feia, mas não tão feia quanto se pensava. O jornal ressalta que o México informou que, até ontem, tinha 2.500 casos suspeitos da doença, mas que pode ser que apenas metade destes sejam confirmados.

Essas matérias são um contraponto importante ao que tem saído na mídia nos últimos dias, quando vimos os casos da doença escalarem em todo mundo, atingindo novos países.

Quando fui olhar as páginas dos principais jornais brasileiros, no entanto, ambas informações não puderam ser encontradas. Nas versões online do Globo e da Folha de São Paulo, a manchete é a Organização Mundial de Saúde elevando para 615 o número de pessoas infectadas pela doença - um aumento de 65% em relação ao último dado, de 24 horas atrás.

A matéria do Globo está aqui e a da Folha, aqui.

Bem, esse também é o destaque da CNN. Na matéria, no entanto, está lá a informação de que a doença pode ser mais branda do que se pensava a princípio.

Não é à toa que o clima no Brasil parece ser de um pânico bem maior do que o que a gente vê aqui nos EUA...

Um comentário:

Tata Renaux disse...

Oi Paty,
Parabéns pelo blog...adorei!!!
Falando sobre a gripe suína, imagino que notícia ruim vende mais... E no Brasil eles não estão muito preocupados em não criar pane na população. Talvez até pelo jeito mais acomodado do brasileiro ser. Todo mundo adora falar, mas na prática nada muda na vida do brasileiro, já aqui é muito diferente. Um exemplo: ontem fomos comprar alcool na farmácia e adivinha... todo estoque já tinha acabado. Também já percebi que muitos fatos que acontecem no mundo, no Brasil acabam sendo passados pela imprensa com muito mais ênfase na parte trágica. Enfim, é um ponto importante esse que você colocou e o porque que isso aconte é um mistérioooo :o)
beijocas, Tata.