quarta-feira, 18 de março de 2009

Washington Post: Fed sabia, mas não avisou a Obama sobre bônus da AIG

Como diria o Chacrinha, quem não se comunica, se trumbica. A edição desta quinta-feira do Washington Post traz na página A01 matéria que mostra que, embora soubesse há meses sobre os gordos bônus a serem pagos aos executivos da seguradora AIG, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) nada disse à equipe do presidente Barack Obama.

Há menos de uma semana, a AIG distribuiu $ 165 milhões em bônus a seus executivos - os mesmos que levaram a empresa à enrascada atual e que obrigou o governo a liberar três polpudos pacotes de ajuda financeira de mais de $ 170 bilhões para evitar que a seguradora decretasse falência.

De acordo com matéria do Post, não apenas o Fed, mas também o Departamento do Tesouro sabia dos pagamentos. Segundo executivos da AIG ouvidos pelo jornal, o Fed teria sido avisado há três meses de que a companhia desembolsaria os $ 165 milhões no dia 15 de março, para pagar bônus de executivos de seu departamento financeiro.

Funcionários da AIG contam ao jornal que os bônus poderiam ter sido pagos na terça-feira passada, mas a empresa estava esperando o ok do governo - leia-se Fed, que estava revisando todos os contratos - para seguir em frente, o que só aconteceu no fim da semana. Com o ok do Fed e do Departamento do Tesouro, a empresa autorizou os pagamentos na sexta-feira, dia 13. Ou seja, tudo feito nos conformes, com o aval do governo americano.

O secretário do Tesouro, Timothy Geithner (foto acima), que costurou o pacote de ajuda financeira à AIG, deu uma de joão-sem-braço ontem e disse que não tinha idéia do valor dos bônus e nem de quando seriam pagos. Tá.

Segundo ele, o Fed não foi informado dos bônus até o dia 10 de março. E, quando souberam do tamanho do rolo, acharam melhor não tocar no vespeiro: o governo não poderia mexer em contratos (os bônus eram definidos em contrato) por serviços já prestados. O presidente Obama, ao que parece, só teria ficado sabendo da dinheirama no dia 12, ou seja, na véspera do pagamento. Agora todo mundo no governo chia e se diz ultrajado com a montanha de dinheiro paga aos executivos da AIG...

Mui amigos do presidente Obama esse Fed e esse Departamento do Tesouro, hein?

Nenhum comentário: