sexta-feira, 20 de março de 2009

Obama no show de Jay Leno

O presidente Barack Obama esteve ontem no programa The Tonight Show with Jay Leno, da NBC. Durante a entrevista, ele fez piada sobre a vida em Washington e o famoso primeiro-cão, explicou a gênese da crise pela milionésima vez e ainda defendeu - quem diria! - o secretário do Tesouro, Timothy Geithner.

Obama parecia bem à vontade durante a entrevista. Perguntado sobre o dia-a-dia em D.C., ele mostrou bom humor: disse que Washington é "como American Idol, mas todo mundo é Simon Cowell". Sobre o tão falado cachorro prometido às filhas, brincou dizendo que era "promessa de campanha".

O que surpreendeu foi a defesa do presidente a Geithner, cuja cabeça está sendo pedida por Deus e o mundo por conta do rolo com os bônus da AIG. Obama disse que o secretário é inteligente, está fazendo um trabalho fantástico que não é apreciado e que as pessoas não entendem os problemas que ele herdou da administração anterior. Por essa, acho que ninguém esperava.

Obama voltou a questionar os bônus milionários pagos aos executivos da AIG. "Quem, em sã consciência, quando uma companhia está decretando falência, decide pagar uma monte de bonificações?", questionou. Mas, quando Leno perguntou se os executivos não deveriam ir para a cadeia pelos erros cometidos, o presidente mostrou sua frustração dizendo que o pior de tudo era que a maior parte do que ocorreu - e levou a uma crise financeira sem precedentes - está dentro da lei.

Gafe e preconceito

Estava demorando, mas seguindo a tradição de seu antecessor, George W. Bush, Obama meteu os pés pelas mãos ao comentar sobre a pista de boliche da Casa Branca. Leno perguntou se a pista tinha sido queimada e fechada - Obama se mostrou um péssimo jogador de boliche durante a campanha, para quem não lembra.

O presidente disse que estava praticando boliche, mas que era como se estivesse nas Paraolimpíadas! A platéia riu, claro.

Mas foi feio, muito feio.

Com certeza foi também um prato cheio para os republicanos e não vai faltar gente caindo na pele de Obama por isso. A gafe, claro, já parou no YouTube:

Nenhum comentário: