sábado, 17 de janeiro de 2009

- 21°C à sombra

Após pouco mais de três semanas no Rio, é bom voltar para casa. O corpo é que demora um pouco para se ajustar às mudanças de temperatura... Não é fácil sair da casa dos 30 graus à sombra e enfrentar o frio congelante de Pittsburgh neste inverno. Mesmo para quem odeia calor, como eu.



Hoje de madrugada os termômetros do Weather Channel acusavam: - 5° Fahrenheit. Em "bom português", - 21°C. Há 15 anos que a temperatura não caía tanto aqui em Pittsburgh. A última vez em que ficamos abaixo de zero Fahrenheit (-17.7°C) foi em fevereiro de 2007. Com o frio congelante chegando mais cedo, é de se esperar que este seja um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos.

Os pittsburghers adoram reclamar do frio. É mais fácil ver um local amaldiçoar os céus do que um estrangeiro. Talvez, porque eles pintam o diabo mais feio do que ele é: a fama do inverno de Pittsburgh é definitivamente muito pior do que a realidade. Para se ter uma idéia, até agora estamos contando apenas com a calefação - ainda não ligamos os aquecedores.

A despeito das reclamações locais há lugares bem mais gelados na "vizinhança", como Minneapolis e Chicago, onde as pessoas não praguejam tanto contra o frio. Se bem que, só para me contrariar, os dois estão registrando temperaturas mais amenas hoje: - 11°C e - 12 °C.



A nossa rua ficou coberta de branco, com a neve fofa afundando sob os nossos pés. Para quem viveu a vida toda sob o calor dos trópicos, ainda é fascinante ver carros, casas e árvores salpicados de branco. Não consegui resistir e fui até a varanda tirar algumas fotos. Quando vi, já tinha atravessado a rua para registrar nossa casa sob a neve.



A verdade é que, com a roupa de inverno adequada, o frio não é tão insuportável assim, mesmo para quem nasceu e foi criado no Rio. Você se acostuma, até porque tem calefação em tudo que é canto e você acaba passando pouco tempo ao ar livre.

A chave é vestir-se em camadas, como dizem por aqui. Aprendi rapidinho a lição. Quando saio, uso sempre duas calças: uma jeans, com outra de lã por baixo. São também duas blusas: uma de manga curta e outra de manga longa, fora o casaco de lã e o casaco de neve. Mas, depois de um ano e meio aqui, já estou ficando abusada: saí hoje sem o casaco de neve. Só não dá para esquecer das luvas. Se as mãos congelam, acabou a brincadeira: o frio se espalha rapidamente pelo resto do corpo.

Nisso tudo, a pele é que acaba sentindo mais. A boca fica queimada de frio e o corpo todo, ressecado. Fora isso, é vida que segue.

E o bom e velho Weather Channel já avisa que, amanhã, o tempo promete dar uma "esquentadinha": a máxima vai ser de - 5°C à sombra...

Um comentário:

Anônimo disse...

inveja branca (igual a neve) pq essa semana depois que vcs sairam, só piorou o tempo aqui amiga.
Tá fazendo 38/39ºC fácil fácil.
Não sei quantos banhos eu tomo, afe.