sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Caso Sean: o Brasil na mídia americana



Hoje, na NBC, só se falava disso. Desde entrevista no programa matutino Today, passando por chamadas o dia inteiro e, finalmente, à noite, um especial de uma hora, no Dateline: Bring Sean home (Traga Sean para casa). O assunto do dia foi o chamado Caso Sean, o menino americano que foi sequestrado pela mãe socialite e levado para o Brasil. O pai, David Goldman, tenta reaver o filho desde junho de 2004.

A história é chocante. A mãe, a brasileira Bruna Bianchi (dona da grife Bisi, no Rio), casou com o modelo americano David Goldman em Nova Jersey, em 1999. No ano seguinte, deu à luz a Sean. Quatro anos depois, sequestrou o menino e o levou para o Brasil, onde conseguiu um divórcio unilateral de Goldman e casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva. Desde então, pai e filho tiveram quase nenhum contato e o menino foi criado por Lins e Silva como filho.

Apesar de cortar a relação dos dois, Bruna sempre fez questão de garantir - Goldman tem várias gravações de conversas telefônicas em que ela atesta isso - que o americano era excelente pai e sua relação com o filho, única. Daí fica a dúvida: por que eliminá-lo da vida de Goldman?

Bem, em agosto do ano passado, Bruna morreu de complicações no parto da segunda filha. Goldman imaginou que, assim, fosse reaver a guarda de Sean, mas diz ele que Lins e Silva tenta não apenas ficar com o menino, mas apagar o nome do pai de sua certidão de nascimento.



Nos últimos quatro anos Goldman vem lutando pelo filho nas cortes brasileira e americana, sem sucesso. De acordo com o Tratado de Hague - assinado por países como Brasil e Estados Unidos e que trata, entre outras coisas, do sequestro de crianças - Sean teria que ser mandado de volta para o país de nascimento. Mas, até agora, nada aconteceu.

Goldman não vê o filho há anos e, na última visita agendada, a família de Bruna (a avó é Silvana Bianchi, chef do Quadrifoglio, no Jardim Botânico) sumiu com o menino. Como mãe, acho desesperador pensar que alguém pode sumir assim com um filho.

É a segunda vez desde o ano passado que vejo a história dos Goldman ser com bastante destaque na TV americana. Engraçado é que parece não haver eco no Brasil. Eu, pelo menos, não lembro de já ter visto falar do Caso Sean por lá.

Na matéria de hoje, Goldman sugere que os Lins e Silva mexeram os pauzinhos para evitar que a história aparecesse na imprensa brasileira. Será?

Aqui Goldman fala dos Lins e Silva e da mídia no Brasil:



A matéria tem uma página no site da NBC: http://www.msnbc.msn.com/id/28878143/

Aqui, a do programa Today: http://www.msnbc.msn.com/id/26867370/

E aqui está a página de David Goldman, sobre a luta para rever seu filho: http://www.bringseanhome.org/home.html

Um comentário:

Julio Severo disse...

Esse caso de sequestro vergonhoso merece ser amplamente divulgado e os criminosos devem ser denunciados.