sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A maldição da Terrible Towel



Aqui em Pittsburgh, os Steelers são quase uma religião. E a chamada Terrible Towel (uma "terrível" toalha amarela que é o símbolo do time e do amor dos torcedores pelos Steelers) é venerada e respeitada por todos, inclusive por outros times da NFL. Para muitos, é como se fosse a bandeira dos Steelers.

Pois bem. Ontem, durante um evento de apoio aos Cardinals, Phil Gordon, prefeito de Phoenix, Arizona, assoou o nariz na Terrible Towel e ainda jogou-a no chão, no que foi entendido por essas bandas como um profundo sinal de desrespeito ao time local. No mesmo evento, o mascote dos Cardinals, chamado Big Red, usou a toalha para limpar os sovacos. O público gritava ao prefeito: "Queime-a, queime-a!"

Aqui você vê o vídeo na matéria do canal WPXI: http://www.wpxi.com/video/18580458/

O vídeo na íntegra está aqui (em qualidade):



Hoje, o prefeito veio a público se desculpar pelo ocorrido. Ele disse que não pretendia, de forma alguma, ofender os Steelers, seus fãs ou suas tradições. Tá.

Estou aqui achando com os meus botões que ele está é com medo da famosa maldição da Terrible Towel, como bem lembrou a matéria da WPXI. Que o digam times como Bears (Cleveland), Titans (Tennessee), Bengals (Cincinnati) e, mais recentemente, Ravens (Baltimore).

No dia 21 de dezembro do ano passado, após vencerem os Steelers por 31 a 14, quatro jogadores dos Titans - Keith Bulluck, Jevon Kearse, Bo Scaife e LenDale White - pegaram algumas Terrible Towels, as jogaram no chão e depois pisaram nelas. Depois disso, os Titans não ganharam mais nenhum jogo.

Aqui, a cena:



Em meados de janeiro, como eu mostrei num post mais antigo, os Ravens e o jornal Baltimore Sun detonaram os Steelers e Pittsburgh - do sotaque às atrações turísticas, passando pela culinária local. Para completar, alguns fãs dos Ravens queimaram uma Terrible Towel.



Pois bem. Os Steelers venceram os Ravens por 23 a 14 na final do campeonato da AFC (The American Football Conference, parte integrante da Liga Nacional de Futebol, NFL na sigla em inglês). Com isso, garantiram presença no Super Bowl, a final da NFL.

E a maldição não é de hoje. Em 2005, o jogador T.J. Houshmandzadeh, dos Bengals, de Cincinnati, limpou os pés numa Terrible Towel depois de marcar um touchdown (que é quando um time leva a bola de futebol para o fim do campo do time oposto). Depois disso os Bengals não marcaram mais ponto e os Steelers ainda ganharam de lavada, por 31 a 17.

Em 1994, Earnest Byner, um dos jogadores dos Bears, de Cleveland, pisou em uma Terrible Towel e ameaçou os Steelers. Disse que pouco se importava com a famosa toalha e garantiu que iria derrotá-los no confronto. O resultado? Os Steelers ganharam de 29 a 9.

A conferir o destino dos Cardinals no domingão do Super Bowl.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu