segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Obama, o garoto-propagada

Obama é pop. Se a campanha presidencial não foi o suficiente para provar isso - com Obama na capa de revistas como People, Men's Health e Rolling Stone, entre outras - basta olhar em volta para ver como empresas como Pepsi e Ikea estão querendo tirar uma lasquinha do presidente superstar. Não chega a surpreender, já que Obama foi e é um "produto" que deu certo.

A Pepsi mudou seu logotipo, que agora parece ter sido inspirado no da campanha de Obama (se bem que ele também lembra o símbolo da companhia de aviação Korean Air).



Aqui o símbolo da campanha Obama-Biden:



Na esteira do novo o logo, eles lançaram a campanha Refresh America (Refresque América no sentido literal, mas numa tradução livre seria algo como Recomece, América). Na página da campanha, eles convidam os consumidores a mandar uma mensagem para o presidente, com suas sugestões para o novo governo.

Aqui, a página da campanha:



A Pepsi até colocou no ar um vídeo da campanha chamado Yes, you can (sim, você pode). Para quem não lembra, um dos motes da campanha de Obama era Yes, we can (sim, nós podemos).



Além da Pepsi, a fabricante de móveis Ikea (copiada no Brasil pela Tok&Stok, que tem o mesmo conceito de venda de móveis com design bacana a preços acessíveis - no Brasil, não tão acessíveis assim) entrou na onda e lançou a campanha Embrace change 09 no seu site. Para quem não lembra, o mote da campanha de Obama era extamente esse: Change we can believe in (Mudança na qual podemos acreditar).



No site, eles dizem: "As mudanças começam em casa". E, quem clica no logotipo da campanha é redirecionado para o site EmbraceChange09.com. Lá você pode montar o seu próprio Salão Oval com móveis da Ikea, veja só. Depois, você pode mandar sua sugestão de decoração para a Casa Branca.



As duas empresas disseram essa semana à CNN que não há nada "político" em suas novas campanhas. Ok.

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