sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Com crise, lojas fazem qualquer negócio



Há uma semana, as lojas de departamentos Macy's e JC Penney resolveram queimar estoque. Para driblar a crise, estão oferecendo tudo com descontos de até 80% e até 75%, respectivamente. De nada parece ter adiantado. As lojas continuam vazias. Quem se aventura a sair de casa olha, olha, mas não compra nada. Num país que vive de consumo como os Estados Unidos, ainda choca entrar numa dessas grandes redes e ver corredores vazios.

Mesmo a Target (nossa Lojas Americanas) tem andado a meia bomba. Normalmente apinhada de gente, tem tido os corredores vazios. Estão quase vendendo a mãe. Teve até carrinho de bebê Maclaren (aqueles usados por Angelina Jolie e Brad Pitt e que nunca entram em promoção) sendo vendido com quase 70% de desconto.

Enquanto isso, a Macy's está fechando duas lojas em Pittsburgh. A Filene's Basement - templo dos shopaholics que não abrem mão de uma barganha mas estão cansados de andar pelos corredores da novaiorquina Century 21 - está liquidando tudo na sua única loja na cidade e já anunciou que fechará as portas em breve.

Já a Old Navy, marca mais barata da Gap Inc., fechou no mês passado sua loja no Century III Mall aqui de Pittsburgh. A Gap Inc. (que é dona das marcas Gap, Old Navy, Piperlime e Banana Republic) anunciou, no início de janeiro, uma queda de 14% nas vendas em dezembro. Já nas lojas da Old Navy o recuo foi de 16%. Por isso, a rede vai eliminar 15 pontos de venda nos próximos meses. Ao que parece, nenhum outro no oeste da Pennsylvania. Mas, nunca se sabe.

Dias antes do Natal, uma Gap vazia (a megaloja fica a duas quadras aqui de casa) tentou em vão queimar o estoque de inverno. Gorros, luvas, pachminas e chinelos de inverno eram vendidos por $ 10. A promoção durou dois dias e era um tremendo negócio, já que alguns itens custavam $ 65 anteriormente.

Eu, que costumo ir lá toda semana para checar as novidades e fazer um windowshopping, contei menos de dez pessoas em duas horas. No inverno passado, as pessoas estavam se acotovelando dentro da loja por promoções bem menos tentadoras.

Sei não...
O último a sair que apague a luz.

Nenhum comentário: