quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Isso me lembra, aliás...

Lembro que, em outubro do ano passado, durante a campanha de Sarah Palin aqui na Pennsylvania, um dos republicanos que participava de um evento na cidade de Johnstown, ganhou as páginas dos jornais locais por ter feito comentários racistas sobre o então candidato à presidência Barack Hussein Obama.

O homem "brincou" com as câmeras mostrando um boneco de pelúcia do Curious George (um macaquinho simpático que dá nome a uma série de livros para crianças editada por aqui desde a década de 40) que tinha um adesivo do Obama na testa. "Esse é o pequeno Hussein", disse ele, depois rindo junto com outros republicanos.



Durante a campanha presidencial, o democrata John Murtha (PA) gerou muita controvérsia ao dizer que o oeste da Pennsylvania (ele, aliás, mora em Johnstown, mesmo lugar onde filmaram o republicano com o boneco de pelúcia) é racista, o que poderia reduzir as chances de Obama na região. Pittsburgh é a maior das cidades da região e por aqui e nas cidades vizinhas moram muitos veteranos de guerra e idosos - quase 70%, são brancos -, o que para muita gente explica mas não justifica o preconceito.

A verdade é que, durante as muitas matérias que foram feitas na época das eleições sempre acabava aparecendo um ou outro eleitor dizendo que, acredite, "não era racista, mas não estava preparado para ter um negro como presidente". (!)

Lamentável.

Nenhum comentário: