sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Já são nove os mortos no surto de salmonella

O surto de salmonella que teve início no fim do ano passado, nos EUA, fez nova vítima anteontem. Uma idosa da região de Medina, no estado de Ohio - aqui do lado, coisa de três horas de distância - entrou para as estatísticas como a nona morte registrada no país, de acordo com o Departamento de Saúde.

Mais de 600 pessoas - metade delas, crianças - já ficaram doentes em 44 estados americanos e 1.900 produtos que contêm amendoim sumiram das prateleiras. Esse é um dos maiores recalls já feitos no país.

O sanduíche de manteiga de amendoim com geléia, um dos favoritos das crianças, é quase uma instituição americana e um dos lanches mais levados às escolas, daí o terror da população com o recall e com qualquer notícia envolvendo amendoins.

A coisa toda começou na fábrica da Peanut Corp. of America (PCA), no estado da Geórgia. Os produtos que saíam da unidade não eram vendidos no varejo, no entanto, eram usados como ingredientes para outras marcas fabricarem cereais, biscoitos, bolos, sorvetes e outras guloseimas.

O órgão que regula e fiscaliza os setores de medicamentos e alimentos aqui nos EUA (FDA na sigla em inglês) já avisou para os consumidores tentarem reduzir o consumo de produtos que têm amendoim como um de seus ingredientes.

A PCA pediu concordata hoje. Segundo o Washington Post, há mais de duas décadas a empresa enfrentava problemas com a vigiância sanitária.

Há dois dias, seu presidente, Stewart Parnell, se negou a falar diante de um subcomitê de Energia e Comércio sobre as condições em sua fábrica e sobre o surto de salmonella.

Essa novela promete ser longa, arrastada e, infelizmente, devastadora para centenas de famílias americanas.

Nenhum comentário: