quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

New York Post publica charge racista sobre Obama

Inacreditável. As edições impressa e online do jornal New York Post publicaram hoje uma charge na sua seção editorial de conotação racista, que atinge o presidente Barack Obama. Na página 12 da edição desta quarta-feira, o desenho de Sean Delonas mostra um policial diz ao seu colega, que acabou de matar um chimpanzé: "Agora vão ter encontrar outro para redigir o próximo pacote de estímulo econômico". No lado oposto, na página 11, há uma foto do presidente assinando o novo plano, sua primeira vitória no Legislativo.

A página com a charge posse ser vista aqui.

A imagem é uma referência ao chimpanzé Travis, de 15 anos e quase 80 kg, que foi morto na noite de segunda-feira por policiais em Stamford, Connecticut, após atacar uma amiga de seu dono. Travis era famoso por aqui por ter aparecido em comerciais da rede de lojas Old Navy (cuja dona é a Gap) e da Coca-Cola, além ter participado de vários talk shows e seriados.

A associação entre negros e macacos é antiga e vergonhosa. Tem gente falando em boicotar o jornal, que tem um viés sensacionalista e vende pouco mais de 600 mil exemplares durante a semana, o que faz dele o sexto maior dos EUA.

Estou sem palavras.

Nenhum comentário: